Que cor você enxerga os morangos? Já adiantamos que eles não são vermelhos!



Quem é que não se lembra da polêmica gerada em novembro de 2015 (sim, já faz todo esse tempo) do famoso vestido azul com preto, ou branco com dourado?

Bom, o tempo passou, e aparentemente a nossa surpresa não! Dessa vez uma outra imagem vem chamando a atenção da internet. A foto que traz uma torta de morango, aparentemente disposta sobre um fundo azul, foi criada por um psicólogo japonês. Agora responde aqui para gente! Ao ver a imagem nessa matéria que cor você enxergou? Qual é a cor dos morangos segundo os seus olhos?
Se você mentalmente respondeu vermelho, saiba que mais uma vez o seu cérebro foi enganado! O psicólogo que criou e divulgou a imagem, simplesmente editou a imagem, trocando todos pixels vermelhos por um tom de azul acinzentado!
Akiyoshi Kitaoka leciona na Universidade de Ritsumeikan, no Japão, e fez o experimento usando a sua conta pessoa do Twitter.


A reação dos demais usuários foi sem dúvida o que mais surpreendeu, uma vez que eles alegaram que claramente estavam enxergando as tonalidades de vermelho na imagem. E algumas pessoas, chagaram até mesmo a recorrer ao photoshop em busca de respostas.
Abaixo podemos ver nitidamente a diferença visual que a imagem deveria ter caso realmente tivesse o tons quentes e avermelhados.


Ela prova de uma vez por todas, que a imagem divulgada pelo professor realmente era azulada em todos os aspectos! E que a falsa impressão que temos ao olhar para imagem, nada mais era do que um condicionamento do nosso cérebro, que nos faz acreditar que morangos são sempre da cor vermelha.
Mas por que isso acontece?
Segundo Juno Kim, da Universidade de New South Wales; “ Isso acontece porque o nosso cérebro descobre a cor das coisas descontando da cor da fonte de luz.
Consequentemente esse tipo de confusão pode ocorrer em consequência de uma falha da nossa mente, mas que torna tudo mais interessante, uma vez que podemos aprender um pouquinho mais sobre o funcionamento desse órgão tão complexo que é o cérebro, exatamente em virtude de suas falhas.
fonte:fatosdesconhecidos.com.br



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...